O que as unhas e a forma de caminhar dizem sobre nossa saúde

10/08/2024

PIX Caixa: 

pix@deverdeclasse.org

PIX Vakinha:

3435969@vakinha.com.br

Sua contribuição é crucial, pois ajuda na cobertura dos custos mensais da página, para que possamos mantê-la atualizada. Obrigado.

uando estamos bem ou mal de saúde nosso corpo costuma dar sinais. Queda repentina de cabelo, por exemplo, pode indicar deficiência de alguma vitamina ou outro nutriente importante. Da mesma forma, quando nos sentimos cansados ao menor esforço é sinal de que alguma coisa em nosso organismo precisa de reparo.

Leia também:

'As unhas falam'

Sobre sinais que o corpo pode dar sobre nossa saúde, o site The Conversation diz em matéria (8/8/2024) que:

"As unhas dos pés e das mãos são uma extensão da pele, como o cabelo. Elas são formadas por queratina, um material resistente que cresce na direção da ponta do dedo em uma placa dura. A cutícula (a faixa de pele que cobre a junção entre a pele e a unha) oferece proteção extra contra lesões e infecções."

E aponta alguns aspectos importantes a serem observados:

  • Unhas em forma de colher podem indicar anemia, o que significa que não há glóbulos vermelhos suficientes na circulação de uma pessoa para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. Isso está associado à deficiência de ferro.

  • Unhas descoloridas podem ocorrer como resultado de doença ou infecção. As unhas amarelas, por exemplo, podem indicar uma infecção fúngica ou alterações decorrentes de uma doença de pele, como psoríase.

  • Marcas brancas nas unhas podem indicar envenenamento por metais pesados como chumbo ou arsênico - ambos continuam sendo um problema em muitos países do mundo devido à poluição do sistema de água.

  • Leia o artigo completo AQUI

Leia também:

Sobre a forma de caminhar e o Mal de Parkinson

Matéria também no site The Conversation (30/7/2024) informa:

"A diminuição do ritmo e da força [da caminhada] pode ser um sinal precoce de doenças neurodegenerativas, como o Mal de Parkinson. Essa enfermidade interfere nas mensagens do cérebro para o sistema musculoesquelético, fazendo com que a marcha fique mais lenta, menos simétrica e mais cambaleante, e o comprimento da passada, significativamente menor. Os enfraquecimentos podem ser sutis, mas detectáveis nos estágios iniciais da doença."

Leia o artigo completo AQUI

Anúncio

Compartilhe!

Tópico relacionado:

Dez matérias mais recentes:

Índice de atualização do piso nacional dos professores, bem como valor nominal, deve sair no final de dezembro ou início de janeiro, e tende a ser maior que esse percentual divulgado nesta quinta-feira pelo Dever de Classe. Confira tabela, ao final da matéria.

Anuário do Todos pela Educação mostra que, embora tenha crescido, rendimento médio mensal dos profissionais do magistério da Educação Básica das redes públicas, com Ensino Superior, é 14% menor que o rendimento de outros profissionais assalariados com o mesmo nível de escolaridade