Discussão tratou do cumprimento do piso do magistério e outros assuntos relacionados, com vistas a tornar a carreira docente mais atrativa no país
Vida dos professores vale mais que ganância de donos de escolas
Ômicron e surtos em massa de gripe também levam à morte e a sequelas — muitas vezes danosas — para quem contrai tais doenças, sobretudo quando vêm combinadas. Mercadores do ensino não estão preocupados com isso, pois da Educação querem apenas o lucro. Para eles, o lucro é que não pode parar. É preciso portanto agir com cautela no retorno precipitado e sem segurança sanitária em praticamente todas as escolas do País. A vida é que não pode correr o risco de ser interrompida ou avariada apenas para atender aos interesses mesquinhos de meia dúzia de gananciosos.
Educação | Segundo alerta dado ontem (19) pelo Instituto de Métricas em Saúde (IHME) da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, avanço da variante ômicron pode levar o Brasil a registrar pico de cerca de 1.200 mortes diárias pela covid-19 em fevereiro próximo. É pouco? Para os donos de escolas, sim.
Lucro não pode parar
Mercadores do ensino espalham outdoors em todo o País alardeando de forma desonesta que a "educação não pode parar". O que não pode parar para eles é o lucro. Após o anúncio, especialista fala sobre o assunto e alerta educadores sobre retorno precipitado às escolas, a maioria sem qualquer segurança sanitária.
Retorno precipitado às escolas é perigoso
Para o biólogo Cézar C Falcão, consultado novamente pelo Dever de Classe, é preciso cautela na volta às aulas presenciais:
"Ômicron e surtos em massa de gripe também levam à morte e a sequelas — muitas vezes danosas — para quem contrai tais doenças, sobretudo quando vêm combinadas. Mercadores do ensino não estão preocupados com isso, pois da Educação querem apenas o lucro. Para eles, o lucro é que não pode parar. É preciso portanto agir com cautela no retorno precipitado e sem segurança sanitária em praticamente todas as escolas do País. A vida é que não pode correr o risco de ser interrompida ou avariada apenas para atender aos interesses mesquinhos de meia dúzia de gananciosos." Continua, após o anúncio.
"Pesquisa da CNM realizada entre os dias 10 e 13 de janeiro diz que "dos quase 2 mil municípios que participaram do mapeamento, 93,9% apontaram o crescimento preocupante de atendimentos a pessoas com sintomas gripais em hospitais e postos de saúde."
"Estudo mostra também "que 1.555 (83,1%) confirmaram aumento nos casos de Covid-19 e mais de 1,1 mil (60%) prefeituras afirmaram que ocorreu o aumento no afastamento de servidores municipais por conta do coronavírus."
"Há clima propício para retorno normal às escolas com tanta gente contaminada? Claro que não! Em minha opinião, talvez seja preciso adiar um pouco mais a volta às aulas nas redes públicas e privadas, até porque o número de licenças médicas tende a crescer."
Com informações de Rede Brasil Atual (19/1/2022).
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para PixE-mail: pix@deverdeclasse.org - João R P Landim Nt
Mais recentes sobre educação
Líder do governo na Câmara alterou a proposta original dos ministérios da Economia e Planejamento, o que pode diminuir os reflexos negativos do ajuste fiscal para os profissionais da educação
Segundo nota do próprio Sinte-Pi, "piso nacional do magistério será implementado apenas para quem ganha abaixo do valor [a ser] apresentado em 2025, o que irá aprofundar a desvalorização docente". A direção desse sindicato não tem capacidade de representar bem a categoria e está sempre sendo engolida pelo governo