Discussão tratou do cumprimento do piso do magistério e outros assuntos relacionados, com vistas a tornar a carreira docente mais atrativa no país
Lira cumpre promessa e coloca Pec do Calote para votação no plenário da Câmara
Governo precisa de 308 votos para aprovar a medida. Lira faz todo um esforço de bastidores para passar o projeto.
Economia | Conforme prometeu logo após a Pec 23/2021 ter sido aprovada na Comissão Especial da Câmara (22), o presidente dessa casa legislativa — Arthur Lira (PP-AL) — cumpre a promessa e leva Pec do Calote a votação em Plenário nesta terça-feira (26). Sessão deliberativa será virtual e começará às 13h55.
Dinheiro alheio para financiar campanha eleitoral
Pec do Calote é de autoria do presidente Jair Bolsonaro e visa arrecadar dinheiro dos professores e de outros credores da União para ajudar no financiamento do programa eleitoreiro "Auxílio Brasil", com vistas às eleições do próximo que se aproximam. Continua, após o anúncio.
Relacionadas:
- Governo pode mudar política de gastos e evitar calote no magistério e em outras dívidas da União
- Com calote no magistério, Bolsonaro gastará no NE perto de R$ 40 bi no programa "Auxílio Brasil" em 2022
- Saiba quem tem direito aos precatórios do Fundef que o governo Bolsonaro quer calotear
- Líderes partidários e técnicos dizem que Pec do Calote não passará no Senado
Prejuízo ao magistério
Caso Pec do Calote seja aprovada, os maiores prejudicados serão os profissionais do magistério. Com cerca de R$ 54 bilhões dos precatórios do antigo Fundef para receber, professores e outros da área podem ver o sonho sumir pelo ralo da proposta do governo.
Medida, dentre outros males, prevê parcelamento do direito e corte de até 40% para estados e municípios que quiserem receber de forma parcelada. Um golpe nos educadores.
Sessão na Câmara que pode votar a proposta começa às 13h55.
Compartilhe e curta abaixo nossa página no Twitter e Facebook, para receber atualizações sobre este tema. E aproveite também para deixar uma pequena doação ao nosso site.
Ajude com uma pequena doação de qualquer valor. Temos custos a pagar todos os meses e, para manter nossas publicações, precisamos de seu apoio. Se não quiser ou não puder doar, continue a nos acessar do mesmo jeito. Gratos.
Chave para Pix
E-mail: pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Mais recentes sobre economia
Líder do governo na Câmara alterou a proposta original dos ministérios da Economia e Planejamento, o que pode diminuir os reflexos negativos do ajuste fiscal para os profissionais da educação
Segundo nota do próprio Sinte-Pi, "piso nacional do magistério será implementado apenas para quem ganha abaixo do valor [a ser] apresentado em 2025, o que irá aprofundar a desvalorização docente". A direção desse sindicato não tem capacidade de representar bem a categoria e está sempre sendo engolida pelo governo