Evento acontece de 17 a 19 de setembro e é organizado pelo Grupo de Estudos de História e Economia Política (Gmarx) da USP, em parceria com a Escola de Formação Luiz Carlos Prestes
Zé Maria (PSTU), um ilustre companheiro de Lula na prisão
Um dos mais importantes dirigentes do PSTU, Zé Maria também comandou memoráveis lutas nos anos 1980 e ajudou a fundar a CUT e o PT.
Sexta-feira, às 11:48
Compartilhe a matéria!
Colabore! Ajude o site a se manter online.
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
uitos talvez não saibam. Outros talvez não lembrem. Mas, quando Lula (PT) foi preso pela ditadura militar em 19 de abril de 1980, algumas outras importantes lideranças sindicais também foram privadas da liberdade junto com ele. Uma delas é José Maria de Almeida, o Zé Maria —, hoje no PSTU.
Antes do PSTU, Zé Maria foi também do Partido dos Trabalhadores, organização que inclusive ajudou a fundar. Dentro do PT, compôs a famosa Convergência Socialista (CS) que, mais tarde, fundiu-se com outras organizações de esquerda para dar origem ao PSTU. Ressalte-se que a CS deu origem ao PSTU após ser expulsa do PT no início dos anos 1990. Zé Maria é também um dos fundadores da CUT.
Como líder sindical e metalúrgico, Zé Maria comandou, dentre varias, uma das mais importantes lutas da classe operária do país: a famosa greve da Mannesman, em 1989, ano em que Lula concorreu pela primeira vez à presidência da república. Movimento liderado por Zé Maria levou os trabalhares a controlarem tal empresa por sete dias.
Zé Maria também concorreu à presidência da república por quatro vezes. E, com seu afiado discurso de histórico trostskysta, ajudou a elevar o debate, ao defender uma Revolução Socialista no Brasil.
Só a Luta Muda a Vida! É o que continua a ensinar o grande Zé. Lula teve ótima companhia na cadeia.
Compartilhe a matéria!
Colabore! Ajude o site a se manter online.
Pix CEF
pix@deverdeclasse.org
João R P Landim Nt
Pix Vakinha
3435969@vakinha.com.br
João Rosa Paes landim Neto
Leia também
Delfim Netto e o Homem que Virou Suco
A história dos retirantes nordestinos Deraldo e Severino explica bem quem foi o economista signatário do AI-5 e agente do terrorismo econômico na ditadura militar
A Filosofia vai à praça
"Quando perdemos o diálogo, perdemos também o contato com o outro, com o parente e com o desafio de pulsar nosso espírito em intenção do novo"
"A interpretação padrão dos êxitos de Owens é que ele provou que a ideia universal da superioridade racial branca era algo sem fundamentação cientifica ou factual"
"Uma sucessão notável e singular de belíssimas e sublimes experiências oníricas..." Publicado pela Editora Dialética, está disponível na Amazon e outros sites, nos formatos físico, ebook e audiobook
Obra "reúne uma série de depoimentos, em geral de caráter pessoal, elaborados por professores e pesquisadores que se dedicaram ao estudo do poeta florentino"
Publicidade
Tópicos mais vistos relacionados ao tema desta matéria
Publicidade